Até então chamada de gripe Suina, o H1N1 é um tipo de vírus que, segundo informações oficiais, está levando ao óbito vários casos no Estado de São Paulo, portanto requer redobrada atenção e prevenção da população.

Este vírus é transmitido através do espirro ou tosse e até mesmo manipulando objetos contaminados. Nada a ver com a ingestão de carne de porco ou produtos derivados.

Os sintomas são semelhantes ao da gripe comum de forma mais intensa, como: febre alta e tosse. Em alguns casos, dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreias e vômitos.

Como prevenção, recomenda-se cuidados com a higiene pessoal como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca ou nariz após contatos com objetos. Evitar contatos muito próximos com pessoas que tenham esses sintomas e ao tossir ou espirrar, proteger a boca e o nariz com um lenço descartável.

O tratamento, sempre sob a orientação médica consiste em medicamentos específicos, repouso , ingestão de líquidos e boa alimentação.

Os cuidados devem ser maiores com crianças e idosos, que formam um grupo de riscos com maior probabilidade de contrair a doença.

post8_2